“Mês que vem vou poupar”, “Este mês não sobrou” ou “tive um imprevisto e ……”.
Muito provável que você já passou ou se pegou dizendo alguma dessas frases?
Já parou para refletir por que adiamos nossos compromissos e nosso planejamento financeiro, se sabemos que sempre teremos algum imprevisto ou quando nos aposentarmos não teremos mais a mesma renda e capacidade de poupar que possuímos hoje? Que precisamos iniciar um planejamento o quanto antes, afim de cumprir e manter nossa qualidade de vida no futuro?
Sejamos honestos: a maioria de nós faz isso, queremos viver o hoje e esquecemos do futuro. Adiamos constantemente e isso nos gera uma sensação temporária de alívio por estarmos sempre pensando em ter coisas prazerosas, mas que com o tempo será substituída por dificuldades e arrependimento por não ter feito da forma adequada o que deveria ter sido feito no período de 30, 35 ou 40 anos de planejamento financeiro para continuar a curtir nossa tão sonhada aposentadoria.
Quando você iniciar um planejamento financeiro, terá uma sensação incrível do quanto é capaz de acumular no período e tenho certeza que você não se privará de nada, podendo fazer suas compras, ir a restaurantes, fazer viagens e tudo aquilo que faz atualmente, porém com uma grande diferença, focando sua vida agora e futura.
E você? Já começou ou continuará “sempre” a deixar para depois o início de seu planejamento financeiro?
Afinal, você realmente precisa começar agora, pois o mercado está mudando, as regras do INSS mudarão, imprevistos continuarão a existir e se você atualmente possui uma renda de R$ 10.000,00 mensais como será viver com uma aposentadoria que se tudo der certo de R$ 3.700,00 líquidos no futuro. Vamos ter que começar a arrumar melhor as coisas hoje para que isso não venha a ocorrer correto?
A grande verdade é que, frequentemente, somos motivados por urgência “imprevistos” e consumo “satisfação”. Quando a situação já explodiu ou saiu do controle, começamos a ter mais gastos e a pressão começa a nos afetar financeiramente e emocionalmente. O planejamento financeiro te permitirá e o mobilizará a ações para controlar tudo isso.
Os exemplos mais claros de tudo isso, são as pessoas que contraem uma grave doença, sofreram um acidente e precisam se desfazer de seus bens/patrimônio para arcar com estes custos, ou em um falecimento prematuro, onde seus herdeiros “filhos e esposa” necessitam de dinheiro para garantir a alimentação, educação e até o seu inventário. Infelizmente parte das pessoas só passam a se preocupar com estas coisas, após verem ou terem presenciado a dificuldade de pessoas próximas. E você já vivenciou alguém ou passou por isso? Grande parte das pessoas que vivenciaram começam a fazer o planejamento financeiro inconscientemente, pois neste ponto acredito que um gatilho mental seja acionado e a necessidade de início imediato de uma ação é necessária.
O problema de não termos um planejamento financeiro, é que ele acabará por lhe prejudicar em 2 pontos principais, existem outras, mas limitarei a estes específicos e tenho certeza que você encontrará outros.
-
Lamentação ou sensação de que algo faltou – Com nosso dia a dia cada vez mais corrido vivemos “apagando incêndios” utilizando recursos preciosos “quando temos” para pagar o concerto de um carro, tratamento para doenças inesperadas, reformas entre outros imprevistos, mas quando se aposentam ou diminuem o ritmo de seu trabalho, não possuem reservas suficientes para manter o padrão de vida e o pior os imprevistos continuarão a aparecer e sempre haverá algum incêndio a ser apagado.
-
O hábito de não ter feito um planejamento financeiro ou recursos necessários, poderá causar doenças do coração, problemas digestivos, dores de cabeça, insônia pelo simples fato de não termos mais o mesmo rendimento que possuíamos e consequentemente a queda drástica de nosso padrão de vida.
Não ter um planejamento financeiro poderá atrapalhar muito a sua produtividade e satisfação pessoal mesmo em seu período produtivo.
Ao adiarmos estas necessidades do planejamento financeiro por causa de outras aparentemente mais prazerosas e divertidas, geramos uma verdadeira “bola de neve”, o que acabará aumentando a frustração posterior de que algo faltou e consequentemente a lamentação por não ter feito isso ou aquilo.
Cuidado! Não ter um planejamento financeiro pode se tornar um grande problema para você e sua família.
Gastos desnecessários, doenças, empréstimos pessoais, pensar somente na satisfação imediata entre outros, acabam te incentivando a procrastinar o início de algo extremamente necessário e importante. Portanto, o quanto antes iniciar o seu planejamento financeiro perceberá que esse problema estará resolvido e caminhando passo a passo ao futuro com a sensação de viver tranquilamente e que fez tudo para resolvê-lo.
Na sequência, coloque em prática estas 4 dicas em sua rotina:
-
Todos os meses, reserve um tempo para organizar o seu mês, definir suas metas, analisar o seu orçamento do mês anterior, se comprometer com seu resultado e faça algo por você;
-
Desmembre suas despesas em: fixas e variáveis, perceberá que sua capacidade de poupar inicial estão nas despesas variáveis e pequenas mudanças de hábitos te proporcionarão recursos iniciais para aplicar, mas nunca se esqueça de fazer esta checagem mensalmente. Caso não tenha o que cortar, verifique as suas despesas fixas e repense se não está vivendo em um “mundo” fora de sua realidade;
-
Programe uma contribuição mensal “antes de pagar as contas” confortável para início e verá ao longo do tempo como sua reserva começa a crescer, o que te motivará a procurar outras formas de poder contribuir e aumentar a sua reserva “faça isso agora!”. Lembre-se sempre do porquê está fazendo e qual o seu prazo;
-
Por último, isso não deve se tornar um martírio e você terá que ter qualidade de vida e não se privar de tudo, ou seja, saia com sua família, tome um Chopp com os amigos, programe aquela viagem e apenas lembre-se que possui um orçamento, se gastou mais em um item compense em outro.
Grandes mudanças começam com pequenos passos.
Dica Extra:
Descubra agora, qual o valor que necessita aplicar todos os meses para ter a renda desejada, bem como quais as suas principais necessidades e preocupações: ligue e agende uma visita.
Será incrível, prático, direcionado e personalizado o seu planejamento financeiro, onde analisaremos tudo com você para este início. Tudo o que possui, desde seus seguros até suas aplicações financeiras com comparativos e melhores opções no mercado.